A princípio, tudo o que se sabe sobre como vai ser o futuro do programa Bolsa Família ainda depende de como serão os rumos do novo governo que assume em janeiro. Contudo, são grandes as chances de que de novo se insira no sistema os benefícios que havia antes. Dessa forma, para ter acesso a quantia em dinheiro do Bolsa Família o que as pessoas buscam é fazer o cadastro no CadÚnico.
Ainda mais, com esse sistema o governo pode evitar fraudes para receber o benefício como houve nesse último ano. Isso porque apenas uma pessoa de cada família poderia receber o benefício do Auxílio Brasil. Então, um ocorrido frequente era de as pessoas alegarem ter uma família de apenas um parente, assim mais de um da família tinha acesso a quantia em dinheiro.
Com isso, o governo pretende ter o cadastro do Bolsa Família como uma forma de regularizar todas as normas que regem o programa e ainda organizar a distribuição de renda de modo que nenhuma família fique de fora. Logo, se estipula alguns critérios para se poder eleger as famílias que vão receber a quantia em dinheiro.
Com a atual situação do país polarizado, o governo de transição do presidente eleito ainda não soltou mais dados quanto a como vai funcionar o Bolsa Família no ano de 2023. No entanto, o previsto é que para entrar na lista de pessoas que recebem o benefício, um dos requisitos básicos e ter seu próprio Cadastro Único.
Depois que você já cumpre tudo para ter seu benefício, basta ir até uma entidade de CRAS que esteja mais próxima da sua casa. Você pode encontrar com facilidade esse lugares, já que o governo dispõe de diversas espalhadas em toda a cidade, no Brasil inteiro para atender o máximo de pessoas possível.
O cadastro pede para que a pessoa apresente algumas condições básicas, como por exemplo:
Em suma, mesmo com todos os comentários sobre a volta do Bolsa Família no próximo ano, não ainda nenhuma nota oficial ou PEC autorizada para a implementação. Assim, não tem como ainda obter informações quanto como vai ser esse programa ou ainda as exigências para ter acesso a ele.
Sobretudo, algo que não mudou quanto a quem recebe o valor do benefício, é a prioridade as famílias em condições de miséria. Além disso, diferente do que o Auxílio Brasil apresenta hoje, o antigo programa pretende trazer de novo algumas condições básicas para sacar o dinheiro. Por exemplo, manter uma boa frequência das crianças na escola e o cartão de vacina em dia.
Depois, de trazer a tona muitos critérios que antes eram apresentados no programa o mais provável é que o governo preze por manter algumas regras básicas na hora de conceder o valor as famílias. Informações que obtiveram confirmação a partir da antiga ministra que coordena a equipe de transição do governo, Tereza Campello.
Hoje, uma pergunta que sonda a cabeça de todos os brasileiros é quanto as mudanças que o governo pode realizar no que se diz respeito ao Auxílio Brasil e Bolsa Família. A princípio, o mais provável é que essas novas alterações sejam inclusas pelo governo Lula já no primeiro semestre do ano:
Em geral, essa parte do programa funciona muito bem e é simples de se realizar. Isso porque para fazer a consulta você precisa apenas de dados como o número de CPF ou NIS. Ao informar esses dados direto pelo site oficial da Caixa você já tem acesso a dados quanto a valores disponíveis. Além disso, também se pode ver informações sobre alguns saques que se realizou durante o período que a pessoa teve acesso ao benefício.
Você faz a consulta simples em instantes e para te ajudar ainda mais deixamos aqui o passo a passo, siga e veja tudo sobre o Bolsa Família: