Antes de mais nada, deve primeiro anotar em um caderno nome dos pais da criança que vai cuidar. Também precisa ter o endereço e mais de um telefone de contato para quando precisar falar com os pais da criança. Vale lembrar que todos esses dados podem te ajudar para que consiga controle e organização. Também para que consiga estar preparada em casos de emergência quando precisar falar com os pais da criança com rapidez. Em seguida, deve saber alguns dados principais sobre a criança. Por exemplo, se a criança tem alergias, está fazendo tratamento de algum tipo de doença, o tipo de alimentação e assim por diante.
De modo geral, deve definir um momento do seu dia para que tome conta das crianças. Mas, precisa levar em conta as necessidades de que cada um dos seus clientes possui. Então, com a agenda em dia, vai conseguir fazer outros bicos em dias ou períodos livres dos seus clientes atuais. Ou seja, vamos imaginar que tenha duas crianças para cuidar a cada 15 dias. Assim, com o restante dos dias de um mês pode buscar novos clientes para preencher sua agenda. Também, definir o seu período de trabalho pode te ajudar para que consiga calcular os valores de acordo com as horas que vai cuidar de uma criança.
Caso tenha decido cuidar das crianças dentro de sua própria casa porque os pais decidiram assim ou porque já cuida de outras crianças ao mesmo tempo. Saiba que precisa ter um ambiente de segurança e conforto para as crianças. Sendo assim, vai precisar cobrir tomadas, deixar objetos perigosos fora do alcance das crianças, cobrir as quinas de moveis e assim por diante.
Vale deixar claro, que para começar, pode divulgar seu trabalho para as pessoas mais próximas. Desse modo, pode conseguir clientes de forma mais simples e fácil.