Em hipótese nenhuma fuja do tema proposto para redação. De acordo com algumas pesquisas, grande parte dos alunos obtém notas ruins na redação por desviarem do tema proposto.
Por isso antes de fazer a redação, leia atentamente o tema proposto e os assuntos de base oferecidos nos textos de apoio.
Então antes de redigir sua redação, procure separar os principais pontos a serem abordados, respeitando todas as regras gramaticais, e obedecendo as exigências propostas para redação.
Nunca copie trechos dos textos de apoio. Muitos alunos acabam pegando alguns trechos dos textos para dar uma incrementada em suas redações mais isso pode fazer até mesmo você obter nota zero em sua redação.
Além disso as partes copiadas geralmente são desconsideradas em sua redação. De qualquer forma um estudante pode pagar muito caro por esse atitude, então evite copiar esses trechos de textos.
É necessário ficar atento para nunca fugir das normas de redação dissertativa-argumentativa. Muitas pessoas acabam se desviando do proposito da norma e desenvolvem textos em forma de narração ou até mesmo em forma de poema. Portanto os aluno que for realizar o ENEM, precisa saber que poderá apenas desenvolver uma redação em forma dissertativa-argumentativa. Todos os textos desenvolvidos fora desse padrão exigidos recebem nota zero.
Todo aluno que for desenvolver uma redação no ENEM deve saber que é de suma importância respeitar os direitos humanos. Todos os temas propostos pelo exame abordam questões nacionais, onde o candidato deve realizar a redação com uma solução para o assunto. Desrespeitar os direitos humanos é indispensável. O aluno que desrespeitar os direitos humanos terá sua redação anulada e provavelmente não obterá bons resultados com o exame.
Muitos alunos pecam por desenvolver a argumentação em um único parágrafo, fazendo com que sua redação fique de forma incoerente com as exigências estabelecidas. Por exemplo. Se o aluno for abordar dois tipos de argumentação, ele deve abrir dois parágrafos, sendo um para cada argumento.
O aluno deve respeitar a norma culta da língua portuguesa, fazendo com que sua redação seja desenvolvida dentro das normas. Caso o aluno faça confusão com os termos de oralidade, empregando gírias em seus textos, sofreram com a correção da redação.
Muitos estudantes cometem o erro de usar sensos comuns em suas redações. Resumindo, ideias muito de solução bem usadas anteriormente. Isso porque o examinador da redação quer ver o desenvolvimento pessoal de cada aluno em suas redações. Por isso acredite do seu próprio potencial de desenvolver ideias inovadoras.